Audaces Fortuna Iuvat – Um pequeno histórico da PROXIMUS TECNOLOGIA

Nossa história

Desde 1993

Em Fevereiro de 1988, uma missão do Exército Brasileiro ao Centro Olímpico dos EUA, em Colorado Springs,  a fim de obter subsídios para a reorganização da Escola de Educação Física do Exército, nos colocou em contato com um novo produto, um pequeno relógio de pulso que recebia sinais de um sensor no tórax para conhecer a Frequência Cardíaca em tempo real.

Após trazer algumas unidades para o Exército, a CBF cujo então Presidente, Dr João Havelange, havia sido um dos patrocinadores dessa missão, resolveu trazer a novidade também para os treinos da Seleção Brasileira.

Uma lenta evolução prosseguiu até 1992, quando importamos, através de uma trade, algumas unidades  de um modelo básico. Após as inevitáveis tentativas e erros, a partir de 1993 iniciou a colaboração com o fabricante Polar Electro Ou. Nascia a HEART VIEW TECNOLOGIA . O trabalho teve uma rápida evolução e, alguns tempo depois, a HVTEC iniciou suas próprias  atividades de importação e distribuição, para um número crescente de profissionais, e  revendedores lojistas.

Algum tempo depois, foi necessário mudar a razão social para PROXIMUS TECNOLOGIA. Isso se deu por nosso interesse em atuar também no mercado de sensores de proximidade, até então desconhecidos no Brasil e hoje um produto muito comum em uma infinidade de aplicações. Esse caminho não se mostrou propício, naquela época,  e permanecemos apenas no mercado de Monitores que estávamos desenvolvendo com eficiência.

Em seu auge, a PROXIMUS construiu uma estrutura de assistência técnica ainda imbatível no Brasil, executando milhares de serviços diversos por mês. Foram abertas filiais em algumas cidades, começando por São Paulo e Salvador, e depois evoluindo para  Brasília, Recife e Porto Alegre. Nesse período, importamos e distribuímos mais de 1 milhão de unidades de diferentes modelos, atuando com mais de 700 revendedores e centenas de colaboradores profissionais em todo o Brasil.

Entretanto, após mais de 20 anos de cooperação, em 2016, a Polar Electro, por razões próprias,  resolveu iniciar suas próprias atividades no Brasil. A nova realidade  nos fez  desativar todas as nossas filiais e reduzir significativamente nossa estrutura. Não continuamos a fazer a  assistência técnica daqueles produtos, mas buscamos ajudar quem ainda nos procure, quando possível.

Talvez outras empresas simplesmente encerrassem suas atividades. Mas não podíamos abandonar nossos antigos clientes e amigos, nem o mercado. Continuamos a oferecer soluções no segmento de Monitores de Frequência Cardíaca e até outros tipos de produtos na área de fisioterapia e  acessórios domésticos. Além disso, iniciamos atividades de desenvolvimento de conteúdo digital, e  passamos a produzir material em vídeo e a participar de “lives” para desenvolver e divulgar o nosso trabalho, além de e-books. Buscamos também desenvolver nossos próprios produtos e, para isso, viajamos a outros países, rompendo a barreira do conhecimento para entender exatamente como prosseguir e desenvolver nossa empresa,  recomeçando por outros caminhos, errando e aprendendo, enfrentando toda a sorte de dificuldades trazidas pela crise e, recentemente, pela pandemia. Entretanto, como escrito no início, AUDACES FORTUNA IUVAT, uma frase latina que significa “a sorte favorece os audazes”.

 Seguimos compartilhando conhecimento e  fazendo a diferença onde quer que passemos. Muito mais que vender produtos ou serviços, continuamos a construir o nosso sonho de fazer a diferença na vida das pessoas.

José Carlos de Seixas
CEO Proximus Tecnologia